quarta-feira, 13 de julho de 2016

CARTEIRINHA BARÁTRICA



CARTEIRINHA BARIÁTRICA


O QUE É?

A carteirinha bariátrica é um documento permitido ao paciente que realizou redução de estômago, e passaram por cirurgia bariátrica e metabólica. Ela foi criada para...
...facilitar o atendimento adequado a estes pacientes, principalmente em emergências ou em rotinas de diagnósticos. Assim o objetivo deste documento é que funcione como um mapa das MUDANÇAS PROMOVIDAS NO CORPO DO PACIENTE.
 “A carteira de identificação é uma forma de reunir informações importantes sobre o paciente e contribuir para sua segurança”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Josemberg Campos. Entre os dados inclusos no documento estão o tipo sanguíneo, doenças associadas, o nome do cirurgião, a data do procedimento e a técnica utilizada.”
O paciente pode adquirir a Carteira de Identificação junto aos cirurgiões bariátricos associados à SBCBM, que fica responsável pelo fornecimento do documento ao profissional. Portanto, os interessados em ter o documento devem procurar diretamente seus médicos para verificar a disponibilidade. “A SBCBM não emite a carteirinha para pacientes, mas oferece esta possibilidade aos cirurgiões associados que desejem fazê-lo”, explica o presidente da SBCBM.

REFERÊNCIA:

QUAIS OS SEUS DIREITOS?


Além de servir como guia para o paciente que procura emergências hospitalares como já relatado. No estado de MS ela também garante o direito ao paciente de receber desconto ao realizar suas refeições.
A lei municipal aprovada no dia 17 de agosto de 2015, em Campo Grande determina 50 % de desconto em restaurantes para pessoas que fizeram cirurgia para redução de estômago. O comércio também pode optar por cobrar por meia porção. A determinação é válida para comércios que servem refeições à la carte, porções e rodízios. Os estabelecimentos que não cumprirem a legislação serão multados. O consumidor que tiver o pedido negado deve denunciar no Procon-MS, que fica na rua 13 de Junho, 930, na capital sul-mato-grossense.
A lei, que ainda está em discussão na Assembleia Legislativa do estado e no Congresso Nacional, é válida somente na capital sul-mato-grossense. Para ter direito ao desconto, é preciso apresentar a carteira da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, que é dada pelo médico, e um documento pessoal com foto.

REFERÊNCIA:

OBSERVAÇÃO: Busque informações na sua cidade ou região sobre os seus direitos.

#HojeVouFazerO MelhorQuePosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário